[ros-users] [Discourse.ros.org] [Local User Groups/ROS Brazil Users Group] Máquinas virtuais - Ros Kinetic and Melodic

Felipe Ximenes Viana ros.discourse at gmail.com
Wed Jun 13 17:12:10 UTC 2018

Pessoal,

Boa tarde. Estou me organizando para em julho comear a fazer alguns tutorias de ROS1. A idia  explorar conceitos bsicos para acelerar a curva de aprendizagem pra quem est comeando com ROS1, Esses tutoriais vo ser disponibilizados na miha pgina do github. Infelizmente devido a limitao da VM somente algumas funcionalidades poderam ser testadas, mas acredito que seja vlido o aprendizado. Para ter um ambiente padronizado para execuo dos tutoriais, fiz as mquinas virtuais que esto disponveis no link abaixo.

https://drive.google.com/open?id=1YyPijJde2_VmL4v9P3imyp4OqK90Zjfm

Nela j est instalado o Ros (verificar a verso desejada no nome do arquivo) utilizando a verso desktop-full. Para reduzir o tamanho da VM utilizei o xubuntu. As mquinas foram criadas no VirtualBox. Os arquivos so de 4GB.

Realizei alguns testes e est funcionando corretamente,  porm caso algum queira utilizar a VM e testar eu agradeo.

Configurao sugerida VM:

Memoria: 4GB

Processador: 4 cores

Informaes VM: